Notícias » Mundo

Britânicos derrubarão estátua de Bush em protesto

Quinta, 20 de novembro de 2003, 01h50
Cerca de 100 mil pessoas devem participar de protesto contra Bush.
Cerca de 100 mil pessoas devem participar de protesto contra Bush.
20 de novembro de 2003
AP


Manifestantes de toda a Grã-Bretanha estão se preparando para uma grande passeata hoje em Londres, atendendo ao chamado de movimentos pacifistas para protestar contra a visita do presidente norte-americano, George W. Bush, hospedado no Palácio de Buckingham. Uma das principais atrações programadas é a derrubada de uma estátua de papel de Bush, simbolizando o monumento a Saddam Hussein que foi derrubado durante a tomada de Bagdá.

"Se há algum ato Stop Bush (Não a Bush) para vocês participarem, é este", convocou o movimento Stop the World em seu site na Internet. De acordo com os organizadores da passeata, cerca de 100 mil pessoas devem participar do protesto, a partir das 14h locais na Whitehall, a avenida dos ministérios que também dá acesso à Downing Street, sede do governo britânico.

A passeata vai passar pela ponte de Westminster, perto do Parlamento, e terminar na Trafalgar Square. Os manifestantes começam a se reunir às 12h locais, segundo a Scotland Yard, que vai fechar as ruas do percurso de acordo com o avanço da passeata.

Por volta das 17h locais, a estátua de papel de Bush ,com seis metros de altura, será puxada pelo pescoço com uma corda, até cair. A encenação fará referência ao monumento a Saddam Hussein que foi derrubado durante a tomada de Bagdá pelas tropas da coalizão anglo-americana, em 9 de abril passado.

A passeata deve terminar as 19h locais, segundo os organizadores, para que as pessoas que trabalham à tarde possam participar. Os pacifistas reuniram mais de um milhão de pessoas em 15 de fevereiro passado na capital britânica contra a guerra no Iraque. Um mês depois, a guerra foi lançada pela coalizão anglo-americana, em 20 de março.

AFP
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI215606-EI294,00.html