Notícias » Ciência e Meio Ambiente

Beber leite reduz risco de diabetes, diz estudo

Sábado, 14 de julho de 2007, 20h56


Uma pesquisa de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, afirma que a ingestão de um copo de leite por dia pode ajudar a reduzir o risco de diabetes e problemas cardíacos. Segundo os cientistas, a ingestão de produtos lácteos reduz o risco de síndrome metabólica - uma série de sintomas que aumentam a probabilidade de doenças cardíacas e diabetes.

O estudo, feito ao longo de 20 anos e publicado na revista científica Journal of Epidemiology and Community Health, constatou que a síndrome metabólica aumenta o risco de mortes em 50%.

Especialistas recomendam que as pessoas comam ou bebam de duas a três porções de produtos lácteos por dia. O estudo analisou 2.375 homens com idades entre 45 e 59 anos que apresentaram pelo menos dois dos sintomas de síndrome metabólica.

Ao longo de 20 anos, questionários e diários sobre alimentação foram usados para medir a quantidade de produtos lácteos consumidos pelos homens.

Os pesquisadores descobriram que os homens que tomavam um ou mais copos de leite por dia reduziram em 62% as chances de desenvolver a síndrome metabólica.

Quanto maior o consumo de produtos lácteos, menor era o risco de desenvolver a síndrome. O professor Peter Elwood, que conduziu a pesquisa, disse que o consumo de leite caiu na Grã-Bretanha nos últimos 25 anos, devido a preocupações sobre o impacto do produto na saúde.

Mas, segundo ele, produtos lácteos devem ser estimulados nas dietas. "A informação presente acrescenta mais evidências de que leite e produtos lácteos se encaixam bem em um padrão saudável de alimentação", disse.

A conselheira da Diabetes UK - associação britânica de portadores da doença - disse que a entidade não recomenda o consumo em grandes porções de produtos lácteos com alto índice de gordura. "O resultado desta pesquisa é interessante", disse Jemma Edwards.

"Produtos láteos são partes importantes de uma dieta saudável e balanceada e nós recomendamos que as pessoas consumam entre duas e três porções de leite desnatado por dia. Uma porção equivale a um terço de um copo de leite, ou um pequeno pote de iogurte, ou a uma fatia de queijo". afirmou.

Ela também disse que manter o peso ideal através de dieta e atividades físicas é vital para reduzir o risco de diabetes do tipo 2.

BBC Brasil
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI1758114-EI238,00.html