Notícias Mundo » Europa

Presos 5 suspeitos de atentados no Reino Unido

Domingo, 1 de julho de 2007, 06h22
Policias fazem buscas em Glasgow, na tentativa de encontrar pistas sobre os atentados dos últimos dias
Policias fazem buscas em Glasgow, na tentativa de encontrar pistas sobre os atentados dos últimos dias
01 de julho de 2007
AP


Cinco pessoas já foram presas pela polícia britânica após os atentados fracassados dos dois últimos dias em Londres, na Inglaterra, e no aeroporto de Glasgow, na Escócia. O último foi preso na tarde deste domingo, em Liverpool. Durante a noite, outras duas pessoas foram detidas em uma operação na estrada M6, no condado de Cheshire. Os três somam-se aos dois terroristas que jogaram o carro em chamas contra o terminal 1 do aeroporto da capital escocesa, no sábado.

» Veja fotos do ataque em Glasgow
» O local da bomba em Londres
» Carro bate em aeroporto de Glasgow
» Bomba é desarmada em Londres

Um deles, com queimaduras graves, está hospitalizado e o segundo foi interrogado. A polícia chegou a fechar a ala de emergências do hospital por acreditar que o homem ainda carregava um "artefato suspeito" quando foi socorrido, mas depois foi confirmado que não se tratava de explosivos.

A polícia escocesa confirmou que está realizando neste domingo uma grande operação de busca em casas nas imediações de Glasgow. O aeroporto foi reaberto na manhã deste domingo, mas a segurança está sendo reforçada ali e em outros aeroportos britânicos.

O aeroporto de Liverpool ficou fechado por mais de oito horas, na noite de sábado, enquanto a polícia removia um veículo suspeito. Em Londres, os aeroportos Heathrow, Gatwick, Stansted estão sendo patrulhados por policiais armados, assim como as principais estações de trem. A segurança também está sendo reforçada no estádio de Wembley, onde deve ocorrer um show em homenagem à princesa Diana.

O veículo utilizado no ataque na Escócia, um jipe Cherokeee, que ficou parcialmente destruído pelas chamas, será examinado hoje por especialistas e legistas. Os dois Mercedes-Benz utilizados pelos terroristas de Londres estão intactos. A Polícia conseguiu desativar manualmente os explosivos, o que facilitará o trabalho dos especialistas. Os automóveis continham bujões de gás, vasilhas de gasolina e pregos para causar o maior dano possível.

Com agências

Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1726675-EI8142,00.html