As chuvas são, na verdade, partículas do cometa Tempel-Tuttle, que tem uma órbita em torno do sol de cerca de 33 anos. Quando a terra passa através da nuvem da poeira deixada pelo Tuttle, as partículas queimam em contato com a atmosfera da Terra, criando os raios claros.
Para Bill Cooke, do Grupo Medio Ambiental do Espaço e do Centro Marshall da NASA, "nosso planeta se desliza por esta zona de resíduos todo ano. É como um campo de minas. As vezes encontramos resíduos de poeira, mas as vezes não. Isso foi o que ocorreu, por exemplo, em 1996 e em 2001. Foram anos promissores para os Leônidas."
A primeira chuva ocorrerá no dia 13 de novembro. A previsão é de que por cerca de três horas, a Terra será alvejada pelos resquícios dispersos pelo cometa Tempel-Tuttle em 1499. Os observadores no Alaska, Hawai e ao longo da borda asiática do Pacífico serão favorecidos. Uma boa dica para quem quiser ver o fenômeno é se situar nos mais altos níveis onde o ar está mais claro e não há sombras de edifícios altos ou grandes colinas.
A segunda e mais impressionante chuva ocorrerá uma semana depois, em 19 de novembro. "Para essa, os observadores acima e abaixo da costa oeste dos Estados Unidos terão a melhor vista. Por um curto período, poderão ver mais de um meteoro por minuto", disse Cooke.
A maioria dos meteoritos de Leônidas são microscópicos e quando golpeiam a Lua podem causar pouco mais do que pequenas nuvens no solo Lunar. Entretanto, alguns devem ser maiores: do tamanho de bolas de golf. Viajando a cerca de 272 mil km/h, esses impactos podem causar explosões visíveis da Terra. Entretantto, este ano não poderemos ver nenhum impacto Lunar "porque a maioria dos Leônidas golpearão a parte oculta da Lua", explica David Dunham, da International Occultation Timing Association.
Veja a hora e os locais onde poderão ser vistas as chuvas de meteoros:
13 e 14 de Novembro
| Local |
|
|
| Los Angeles (EUA) |
|
|
| Seattle (EUA) |
|
|
| Fairbanks (EUA) |
|
|
| Honolulu (EUA) |
|
|
| Tahiti |
|
|
| Tokyo (JAP) |
|
|
| Christchurch (NZE) |
|
|
| Sydney (AUS) |
|
|
| Hong Kong (CHI) |
|
|
| Beijing (CHI) |
|
|
| Manila (FIL) |
|
|
19 de Novembro
Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI163312-EI301,00.html |