Notícias Mundo » Oriente Médio

Saddam ganhou charutos e tintura antes de execução

Quarta, 2 de maio de 2007, 14h10
Saddam momentos antes da execução
Saddam momentos antes da execução
30 de dezembro de 2006
Reuters


Uma investigação conduzida pelo tenente-coronel do Exército dos EUA William Steele, ex-comandante do centro de detenção onde Saddam Hussein ficou preso dias antes de ser executado, concluiu que militares americanos compraram charutos cubanos e tintura de cabelo para o ex-líder iraquiano porque se tratava de uma "missão essencial".

» As fotos da execução de Saddam
» Veja o vídeo da execução de Saddam
» Jornal publica foto de neta de Saddam
» Vídeo mostra corpo de Saddam
» Defesa quer investigar morte de irmão

A investigação também constatou que eram providenciados roupas e serviços de lavanderia aos detentos que fossem comparecer à corte depois que um preso foi encaminhado ao tribunal de pijama.

As evidências surgiram após investigações que tentavam averiguar se Steele falhou como oficial responsável por autorizar a aquisição de produtos não disponíveis no Exército.

Steven Mickelberg, que fez parte das investigações, disse que perguntou a Steele sobre os gastos em Camp Cropper, a prisão perto do Aeroporto Internacional de Bagdá, onde foram comprados os charutos cubanos. "Ele disse que eles eram para o prisioneiro número um, que indicou ser Saddam Hussein. Ele afirmou também que a compra tinha sido autorizada e que qualquer coisa que queria, ele obtia", contou Michelberg.

Reuters
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1588188-EI308,00.html