Notícias Brasil » Atrasos em vôos

Presidente da Anac nega crise no setor aéreo

Quarta, 11 de abril de 2007, 11h44

Maria Clara Cabral
Direto de Brasília


Ao contrário dos outros participantes da audiência pública que discute a crise aérea nesta quarta-feria na Câmara dos Deputados, o presidente da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirmou categoricamente que a aviação no País não passa por uma crise. "A crise no transporte aéreo está longe de ser uma crise. Nós a superamos a partir de 2004", afirmou Zuanazzi.

» Pires: solução da crise exige mudanças
» Oposição descarta CPI Mista

Para se justificar, Zuanazzi apresentou números de crescimento do setor nos últimos anos e de investimentos para o futuro. Segundo ele, o crescimento da demanda atual do Brasil é maior que o crescimento da demanda da China. Zuanazzi disse ainda que a crise significativa pela qual o setor passou foi quando a Varig decretou falência. Segundo ele, isso resultou num impacto maior para a população brasileira do que este que está acontecendo agora.

"Vivemos o maior momento do ponto de vista da oferta de assentos. Temos o maior número de passageiros voando em todo o País, mais do que nunca", disse.

Na mesma audiência, minutos antes, o ministro da Defesa, Waldir Pires, admitiu problemas no setor. Pires disse que há problemas de recursos humanos e de equipamentos. "Temos uma crise, uma crise decorrente de diversos fatores", constatou.

Obsoleto
O brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, negou que o sistema de controle de tráfego de aviação do Brasil esteja obsoleto. Ao contrário, ele mostrou fotos e dados tentando provar a modernidade dos procedimentos e equipamentos. Saito falou sobre a jornada de trabalho dos controladores de vôo, que não seria excessiva. Conforme o brigadeiro, os controladores trabalham oito horas por dia, com duas de descanso e recebem ganham R$ 4.625,00.

Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1541746-EI7897,00.html