Encontrada tumba egípcia de mais de 3 mil anos

Quarta, 14 de fevereiro de 2007, 15h58
Uma das pinturas existentes na tumba mostra macacos comendo frutas
Uma das pinturas existentes na tumba mostra macacos comendo frutas
14 de fevereiro de 2007
AFP


Arqueólogos holandeses encontraram a tumba do carregador do selo do faraó Akhenaton. O local estava decorado com pinturas que incluem cenas de macacos colhendo e comendo frutas, anunciaram autoridades do setor de antigüidades do Egito nesta quarta-feira. A tumba pertenceu ao funcionário chamado Ptahemwi e foi descoberta na área de Sakkara, local de enterros da cidade de Mênfis.

» Veja mais fotos da nave
» Mostra exibe tesouros de faraó

Akhenaton foi um faraó da 18ª dinastia que governou o Egito entre 1379 e 1362 a.C.. Ele abandonou a maioria dos deuses antigos e tentou impor uma religião monoteísta baseada no culto a Aton, o deus-sol. O faraó construiu uma nova capital, Akhetaton, em Tell el Amarna, 250 quilômetros ao sul do Cairo.

A tumba encontrada mostra que os altos funcionários da corte continuaram a construir suas tumbas em Mênfis, perto do Cairo. "Essa é uma das descobertas mais importantes na área de Sakkara porque data da época de Akhenaton", disse Hawass.

Autoridades afirmaram que o túmulo tinha paredes de calcário com pinturas de cenas do cotidiano e de Ptahemwi recebendo oferendas. "Algumas das cenas mais engraçadas são as que mostram vários macacos colhendo e comendo frutas", comentou Osama el Sheemi, diretor de antigüidades em Sakkara.

Reuters
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI1411538-EI295,00.html