Foto tirada por telescópio mostra como Sol morrerá
Terça, 13 de fevereiro de 2007, 21h06
Explosão multicolorida marca a morte da estrela NGC 2440, semelhante ao Sol |
13 de fevereiro de 2007
Nasa/Divulgação
O telescópio espacial Hubble, da Nasa, tirou uma fotografia dos últimos instantes de uma estrela que está morrendo. Segundo os cientistas, a imagem da nebulosa NGC 2440 mostra o que irá acontecer com o Sol daqui a cerca de 5 bilhões de anos. A morte da estrela é antecedida por uma explosão multicolorida.
» Telescópio capta choques de cometas
» Artefato analisará magnetismo estelar
A estrela fotografada pelo Hubble é muito semelhante ao Sol, disseram os cientistas da Nasa. A NGC 2440 está a uma distância de cerca de 4 mil anos luz da Terra. Com a explosão, a estrela espalha várias camadas de gás que se tornam brilhantes diante de sua luz ultravioleta.
Após a explosão, a estrela se transforma em um astro bem menor, branco, onde a temperatura na superfície ultrapassa os 200.000°C.
Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI1409707-EI301,00.html