Notícias Mundo » Iraque

Centenas se candidatam para ser carrasco de Saddam

Quinta, 28 de dezembro de 2006, 11h12


Centenas de iraquianos se ofereceram para ser o carrasco do ex-presidente Saddam Hussein, segundo informações dadas nesta quinta-feira pelo jornal britânico The Times. Saddam foi condenado à morte pela Justiça iraquiana. Sua sentença foi confirmada na terça-feira, quando se anunciou que o ex-líder iraquiano seria executado dentro de 30 dias.

» Supremo rejeita recurso contra morte de Saddam
» Saddam é condenado à morte por enforcamento
» Saddam deve ser executado no dia 2, diz advogado

Segundo fontes do governo citadas pelo jornal, vários pedidos, vindos de várias partes do mundo, de pessoas se oferecendo para executar Saddam foram enviados por email ao gabinete do primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki.

O Times diz que Maliki também foi procurado por oficiais do governo "que gostariam de colocar a corda no pescoço de Saddam".

Forca
Saddam vai ser enforcado. O local e a hora da execução só serão revelados depois que ela tiver ocorrido.

O repórter do Times em Fallujah, Ned Parker, diz que vários funcionários do ministério da Justiça estão com medo de serem envolvidos na execução por temer represálias. Os voluntários para a execução seriam pessoas que tiveram parentes mortos pelo regime de Saddam.

Saddam Hussein foi condenado pela morte de 148 xiitas na cidade de Dujail depois de uma tentativa de assassinato contra o presidente iraquiano.

Em uma carta escrita pouco depois de ter sua sentença de morte anunciada por um tribunal iraquiano, em novembro, Saddam disse que pretende se apresentar à execução como um "verdadeiro mártir". "Sacrifico-me. Se Deus assim desejar, Ele me colocará entre os homens verdadeiros e mártires".

BBC Brasil
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1321308-EI865,00.html