Notícias Brasil » Atrasos em vôos

Aeroporto de Congonhas ficará aberto 24 horas

Quarta, 6 de dezembro de 2006, 19h47

Jeferson Ribeiro
Direto de Brasília


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na noite desta quarta-feira que o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, ficará aberto durante toda a madrugada de hoje para tentar normalizar os atrasos que ocorrem desde a terça-feira, devido a uma pane no sistema de rádio do controle de vôo em Brasília. Na madrugada passada, medida semelhante foi adotada, para dar seqüência à decolagem dos vôos atrasados. Segundo boletim da Anac, aproximadamente 36,8% dos 1.184 vôos programados para quarta-feira tiveram atrasos superiores a uma hora (436 vôos). Pelo menos outros 122 vôos foram cancelados (10,3% do total).

» Veja fotos
» Passageiros enfrentam fila de 1 km em Cumbica
» Veja a situação dos aeroportos
» Confira os telefones dos aeroportos
» Saiba o que fazer se seu vôo atrasou
» Opine sobre a crise
» vc repórter: Mande fotos e relatos

No final da tarde, o aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do País, chegou a ser fechado por cerca de 45 minutos, devido ao temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo. Por volta do mesmo horário, a Anac chegou a desmentir informações sobre o cancelamento ou suspensão de vôos naquele aeroporto, por conta de uma suposta nova pane no sistema de comunicações. Segundo a agência, houve uma falha de dez segundos no sistema de satélites da Embratel, que afetou outros usuários da rede de comunicações mas não representou problemas nos vôos.

Por conta do boato, a companhia aérea TAM também emitiu nota, negando o cancelamento de vôos, como se comentou no aeroporto de Congonhas durante a tarde.

No último dia 1º de novembro, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, havia anunciado a extensão do horário de pousos e decolagens até a 1h30 em Congonhas, devido aos congestionamentos causados pela "greve-branca" dos controladores.

No aeroporto, que normalmente abre às 6h, os aviões estavam proibidos de decolar e aterrissar após as 23h. O aumento no horário, até a 1h30, valeria por 30 dias.

Redação Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1287462-EI7897,00.html