Jeferson Ribeiro
Direto de Brasília
» Estado não pode ser refém, diz Pires
» Ministro reitera que não houve risco de colisão aérea
» Especial Vôo Gol 1907
» Veja as fotos
» Deixe uma mensagem
Segundo o brigadeiro, ao passar por Brasília, o jato da Embraer perdeu a comunicação com a Torre de Comando e o Transponder da Aeronáutica também deixou de se comunicar. Com isso, a única informação que constava na tela do controlador era o plano de vôo do Legacy, que determinava sua trajetória até Manaus, a 36 mil pés. Portanto, o controlador acreditava que essa informação era a correta, apesar de não ter comunicação com a aeronave.
"O controlador informou o que tinha à sua frente. Ele não quis passar uma informação errada. Apenas confiou no que o equipamento dizia. O que não sabemos é porque, logo após a colisão, tanto a comunicação do pilotos do Legacy, quanto o Transponder, voltaram a funcionar normalmente", disse Bueno.
O comandante deu certeza ainda de que os vôos no final de ano, no período de festas, não sofrerão problemas como os que estão ocorrendo agora. "Não precisam ficar preocupados, senadores, com o atendimento dos passageiros no final de ano e no período de festas. Isto está garantido. Até o final do ano, teremos 54 novos controladores de vôos em Brasília juntando-se aos atuais 149", afirmou.