PUBLICIDADE

Ibope e Datafolha divulgam últimas pesquisas de intenção de voto

Possibilidade de pleito ir a segundo turno ainda é incerta; institutos dão a Dilma Rousseff, respectivamente, 51% e 50% dos votos válidos.

2 out 2010 - 21h53
Compartilhar

O Ibope e o Datafolha divulgaram neste sábado as últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições de domingo, e os números ainda mostram um cenário indefinido quanto à possibilidade de o pleito ir a segundo turno.

Segundo o Ibope, caiu a vantagem de Dilma Rousseff em relação aos demais candidatos: ela teria 47% das intenções de voto, contra 29% de José Serra (PSDB) e 16% de Marina Silva (PV).

No levantamento anterior do instituto, Dilma tinha 50%, Serra, 27%, e Marina, 13%.

Já no levantamento que leva em conta apenas os votos válidos - descontados brancos e nulos -, Dilma somaria 51%, contra 31% de Serra e 17% de Marina, aponta o Ibope.

O candidato vence em primeiro turno quando obtém mais de 50% dos votos válidos. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, não é possível concluir pelos números do instituto se Dilma poderá vencer o pleito neste domingo.

Mas a petista venceria um eventual segundo turno por 51% contra 37% de Serra, aponta o levantamento do Ibope.

Datafolha

Pesquisa do Datafolha apresenta cenário semelhante. A candidata petista se manteve com os 47% do levantamento anterior (realizado entre terça e quarta-feira), enquanto Serra subiu um ponto percentual, para 29%. Marina cresceu de 14% para 16%.

Contados apenas os votos válidos, Dilma teria 50%, contra 31% do candidato tucano e 17% da verde, indica o Datafolha.

No levantamento do instituto, em um eventual segundo turno Dilma ficaria com 52% dos votos, contra 40% de José Serra.

A margem de erro de ambos os levantamentos - que foram realizados entre sexta-feira e sábado - é de 2 pontos percentuais.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade