PUBLICIDADE

Ásia

Hong Kong guardará mecha do cabelo do ex-papa João Paulo II

24 nov 2011 - 05h04
(atualizado às 06h08)
Compartilhar

Uma igreja de Hong Kong conservará uma mecha do cabelo do ex-papa João Paulo II, falecido em 2005 sem realizar seu sonho de visitar a China devido à ausência de relações diplomáticas entre Pequim e Vaticano, informa nesta quinta-feira a imprensa local.

A Catedral da Imaculada Conceição de Hong Kong recebeu neste mês a mecha, e agora, a diocese anunciou que o Vaticano aprovou que ela seja ali conservada permanentemente, indica o jornal South China Morning Post.

Segundo o bispo de Hong Kong, John Tong Hon, a relíquia "realiza simbolicamente o desejo de toda uma vida de visitar a China", expressado por João Paulo II, que chegou a dizer que todos os dias rezava pelos católicos do país.

China e Vaticano romperam relações diplomáticas em 1951 e ambos mantêm tensões por diversos assuntos, como a nomeação de bispos por Pequim sem o aval dos católicos de Roma. Atualmente, a Santa Sé é o único Estado europeu que reconhece a soberania da ilha de Taiwan - administrada pela China -, foco de tensões com o Ocidente.

Neste ano, por exemplo, a Igreja Católica oficial chinesa - desligada do Vaticano e dependente do Partido Comunista da China - excomungou vários bispos, voltando a elevar as tensões após anos de aparente reconciliação.

Hong Kong, por sua condição especial de ex-colônia britânica, é uma exceção neste conflito. Sua comunidade eclesiástica mantém laços diretos com Roma e seu bispo, nomeado pelo Vaticano, é considerado um mediador entre China e a Santa Sé.

John Tong Hon afirma que a presença da mecha do ex-papa certamente atrairá milhões de fiéis da parte continental da China.

EFE   
Compartilhar
Publicidade