PUBLICIDADE

Hillary Clinton deve anunciar pré-candidatura no domingo

10 abr 2015 - 13h47
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Ex-secretária de Estado vai comunicar intenção de disputar presidência em vídeo divulgado em redes sociais, segundo mídia dos EUA. Em 2008, mulher do ex-presidente Bill Clinton perdeu prévias democratas para Obama.

A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton anunciará neste fim de semana sua pré-candidatura para as eleições presidenciais do ano que vem, segundo adiantaram nesta sexta-feira (10/04) veículos da imprensa americana, citando fontes da campanha de Clinton.

A pré-candidatura da democrata deve ser oficializada neste domingo, através de um vídeo a ser veiculado nas redes sociais, como o Twitter, informaram os jornais New York Daily News e Washington Post.

Depois do anúncio, ela deve fazer uma turnê por estados americanos em que ocorrem as primeiras votações primárias de seu partido, incluindo Iowa e New Hampshire, onde deve participar de pequenos eventos com eleitores.

Para Clinton, de 67 anos, esta será a segunda corrida à Casa Branca. A mulher do ex-presidente Bill Clinton perdeu as prévias do Partido Democrata em 2008 para Barack Obama, que, após dois mandatos, não pode concorrer a um terceiro.

Até agora, Clinton tinha afirmado estar pensando sobre uma candidatura e que anunciaria sua decisão nos primeiros meses deste ano. No entanto, ela já vinha realizando há algum tempo uma espécie de campanha informal, aparecendo frequentemente em eventos.

No fim de novembro passado, o ex-senador Jim Webb anunciou, como primeiro democrata, sua pré-candidatura à corrida presidencial. Clinton, entretanto, é tida como a favorita absoluta nas primárias do partido.

Em pesquisas recentes, ela aparece, segundo a página realclearpolitics.com, com 60% das intenções de voto na concorrência interna de seu partido. A senadora democrata Elizabeth Warren e o vice-presidente americano, Joe Biden, teriam cerca de 12%, embora ainda não esteja claro se eles vão concorrer.

Entre os republicanos, até agora os senadores Ted Cruz e Rand Paul anunciaram intenção de concorrer à Casa Branca.

MD/afp/efe

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade