PUBLICIDADE

Europa

Grupo se retrata e aumenta dúvida sobre autoria de atentado

22 jul 2011 - 17h50
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

A autoria do atentado ocorrido esta sexta-feira na Noruega, inicialmente reivindicado pelo grupo jihadista Ansar al-Jihad al-Aleimi, continua desconhecida, acrescentando confusão a já trágica situação, depois que essa organização islamita se retratou em um fórum na internet.

Imagem mostra o centro da cidade de Oslo logo após a explosão que abalou prédios governamentais
Imagem mostra o centro da cidade de Oslo logo após a explosão que abalou prédios governamentais
Foto: AFP

O grupo emitiu inicialmente um comunicado no qual se responsabilizava por esse ataque terrorista perpetrado na capital norueguesa, onde morreram sete pessoas e pelo menos outras 15 ficaram feridas, segundo informações do jornal The New York Times.

"Os jihadistas da Ansar al Jihad al Alami reivindicaram a responsabilidade do ataque segundo um analista do instituto de estudos sobre o terrorismo CNA dos Estados Unidos", informa o periódico, assinalando que "segundo o comunicado o atentado foi uma resposta à presença norueguesa no Afeganistão".

Posteriormente esse mesmo analista, Will McCants, que trabalha para a Universidade Johns Hopkins, explicou em seu blog que quem tinha reivindicado o atentado em nome desse grupo "se retratou" no mesmo fórum jihadista árabe em que o havia reivindicado sob o nome de Abu Suleiman.

"Abu Suleiman voltou trás e agora diz que Ansar não tem nada a ver com operação, e que o que ele disse não era uma declaração oficial. Também disse que o que fizeram são provavelmente conhecidos por todos", declarou McCants em seu blog.

A Noruega sofreu dois ataques nesta sexta-feira, o primeiro a explosão de um carro-bomba na área de Oslo em que fica seu complexo governamental, e depois um tiroteio em um acampamento juvenil próximo à capital norueguesa.

A polícia norueguesa informou que a explosão em Oslo causou sete mortos e 15 feridos, enquanto no acampamento um homem vestido com uniforme policial matou a tiros entre nove e dez pessoas. Segundo a imprensa norueguesa, o agressor, detido posteriormente, é um homem de aspecto nórdico que portava um fuzil automático.

A mensagem a que se referia o jornal nova-iorquino mencionaria além disso "insultos não especificados" ao profeta Maomé na Noruega. O The New York Times" afirmou que, segundo McCants, os jihadistas de Ansar disseram "ter feito uma advertência após as operações em Estocolmo", em aparente alusão a um duplo ataque terrorista ocorrido na capital sueca em dezembro de 2010.

"O que veem é só o princípio, e ainda há mais por vir", dizia a mensagem inicial que ainda não foi confirmada pelo grupo mencionado nem qualquer outro e que por enquanto apenas acrescenta confusão aos fatos. McCants traduziu em seu blog e na rede social Twitter essa mensagem que "Abu Suleiman colocou em um fórum árabe jihadista, de onde foi apagada logo depois.

Além disso, o especialista considerou que, desde que o texto foi colocado, o fórum ficou inacessível. "Pode não ser uma reivindicação firme (da autoria). Foi colocado dez minutos depois que aconteceu o atentado", concluiu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade