PUBLICIDADE

Europa

Grupo jihadista reivindica atentado de Oslo, diz jornal NYT

22 jul 2011 - 15h50
(atualizado às 19h07)
Compartilhar

O grupo jihadista Ansar al-Jihad al-Eleimi emitiu hoje um comunicado no qual reivindica os ataques terroristas ocorridos em Oslo, onde morreram sete pessoas e pelo menos outras 15 ficaram feridas, segundo noticiou o jornal The New York Times.

Vídeo amador mostra Oslo após explosão de prédio:

"Os jihadistas da Ansar al Jihad al Alami reivindicaram a responsabilidade do ataque segundo um analista do instituto de estudos sobre o terrorismo CNA dos Estados Unidos", informa o periódico, assinalando que "segundo o comunicado o atentado foi uma resposta à presença norueguesa no Afeganistão".

Pouco horas depois do atentado, um homem vestido com uniforme da polícia foi preso após abrir fogo em um encontro de jovens do Partido Trabalhista na ilha de Utøya. Há informações de que dezenas podem ter morrido, mas nenhuma informação foi confirmada pelas autoridades locais. Um homem foi preso logo depois do incidente em Utøya.

Segundo a rede TV2, que cita testemunhas, o autor da matança se apresentou na colônia de férias dos jovens trabalhistas afirmando ser responsável pela segurança dos participantes após a explosão na capital norueguesa, o que pode significar que o ataque foi orquestrado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade