PUBLICIDADE

Gripe suína: primeira fase de vacinação começa nesta segunda

8 mar 2010 - 08h25
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Tem início nesta segunda-feira em todo o País a primeira fase de campanha de vacinação contra a gripe suína (ou H1N1) no Brasil. Segundo o médico infectologista David Uip, coordenador do instituto Emílio Ribas, de São Paulo, referência no tratamento da doença, a imunização "deve mudar", no País, a história da epidemia. Com a vacina, de acordo com ele, o Brasil tem a chance de barrar uma tendência do crescimento da doença, que já matou 17 mil no mundo.

» Veja o calendário de vacinação

» Siga o Terra no Twitter

» Funasa confirma 1º caso entre índios no PA

» Ministério dobrará nº de laboratórios para diagnosticar H1N1

» População de 30 a 39 anos será vacinada

"O impacto da segunda onda da gripe H1N1 está ligada à adesão à campanha. Quanto mais pessoas se vacinarem, menos vírus circulante e portanto menos pessoas serão contaminadas", disse Uip.

O objetivo do governo é imunizar 91 milhões de pessoas, mais da metade da população. A meta é viável, de acordo com Uip. "Temos um bom sistema de vacinação contra outras doenças, isso só terá de ser adaptado. Prevejo um fluxo maior, mas sem maior desgaste."

Uip aponta o crescimento da doença nos EUA em relação à primeira onda da gripe. Mas acredita que, no País, esta tendência seja diferente por conta da vacina. "Até metade de fevereiro foram 270 mil internações pelo H1N1, contra 200 mil da gripe comum. No Brasil, a vacinação deve inverter esta tendência no próximo inverno", disse.

Nesta primeira fase, que dura 11 dias, profissionais de saúde e indígenas serão imunizados. Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

A partir do dia 22, os mais de 60 mil postos de vacinação espalhados por todo o País estarão abertos para imunizar os grupos prioritários: grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses a menos de 2 anos. Após isso, adultos de 20 a 29 anos, mesmo sem problemas de saúde, devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses da vacina. A logística de aplicação das vacinas, incluindo locais e horários, é de responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Durante o início da vacinação em São Paulo, o governador do Estado, José Serra (PSDB), aplicou a vacina em Isaías Raw, presidente do Conselho Técnico Científico da Fundação Butantan, e no secretário da Saúde, Luiz Roberto Barrdas.

O governador José Serra aplica a vacina em Isaías Raw, presidente do Conselho Técnico Científico da Fundação Butantan
O governador José Serra aplica a vacina em Isaías Raw, presidente do Conselho Técnico Científico da Fundação Butantan
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade