PUBLICIDADE

Gripe suína: governo enviará e-mail a quem deve ser vacinado

4 mar 2010 - 11h37
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Às vésperas de se iniciar a vacinação de grupos prioritários contra a gripe suína, o Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira que irá avisar por e-mail a data de vacinação de cada faixa da população que deverá se submeter às doses contra a Influenza A.

» Veja o calendário de vacinação

» Funasa confirma 1º caso entre índios no PA

» Ministério dobrará nº de laboratórios para diagnosticar H1N1

» População de 30 a 39 anos será vacinada

Na internet, as pessoas poderão avisar se desejam ser lembradas da data de sua vacinação. Cem mil cartazes, 1 milhão de folders e banners em portais da web também divulgarão maciçamente o calendário de vacinação e medidas de prevenção para serem adotadas diariamente contra a gripe A.

Segundo o ministro José Gomes Temporão, empresas de telefonia também vão mandar torpedos avisando as datas de vacinação. "Parece que está garantido que empresas de telefone vão enviar torpedos com chamadas e alertas com o calendário de vacinação. Isso está resolvido", disse o ministro.

Os grupos prioritários que irão ser vacinados são aqueles que, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), têm maior risco de desenvolver formas graves da doença e morrer.

Os 26 Estados e o Distrito Federal receberão o número de doses de forma proporcional à população dos grupos prioritários contidos no cronograma do governo.

Redes privadas de laboratórios e hospitais serão orientadas a vacinar a população com a mesma faixa etária estabelecida pelo governo, mas não estão impedidos de oferecer os antivirais a outro público.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1 e transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de infectados. Até hoje, 212 países relataram casos da influenza.

A vacinação contra a gripe A, contra-indicada para aqueles que têm alergia a ovo, pretende atingir cerca de 91 milhões de brasileiros e será realizada em etapas.

Confira o cronograma de vacinação dos grupos prioritários:

08/03 a 19/03: indígenas e trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia

22/03 a 02/04: gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha); doentes crônicos; crianças com idade de 6 meses a 2 anos

05/04 a 23/04: população de 20 a 29 anos

24/04 a 07/05: idosos com doenças crônicas

10/05 a 21/05: população de 30 a 39 anos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade