PUBLICIDADE

Grávidas do funcionalismo público do RJ voltam ao trabalho

14 set 2009 - 01h46
Compartilhar

As funcionárias grávidas da Prefeitura do Rio e do Estado, que há um mês foram afastadas do trabalho devido ao risco de contágio pela gripe suína, voltam hoje a dar expediente. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Victor Berbara, o período crítico passou e as gestantes podem voltar às suas funções.

¿O número de casos de gripe A H1N1 (suína) diminuiu muito e por isso elas já podem voltar. Mas ainda temos o vírus circulando e, por isso, é necessário que medidas de higiene sejam mantidas. É importante que grávidas não compartilhem talheres e copos com outras pessoas, que se mantenham a distância mínima de 1,8 metro dos colegas e evitem bebedouros¿, explica.

Grávida de quatro meses, a enfermeira Vivian Farias da Fonseca, 33 anos, trabalha na emergência do Hospital de Saracuruna, em Caxias, e conta que ficou mais calma após o decreto do governador, publicado dia 13 de agosto, determinando o afastamento.

¿Quando começou a epidemia, fui transferida para a Central de Materiais para evitar contato com pacientes com sintomas de gripe. Logo depois saiu o decreto. Fiquei mais calma porque sabia que estava no grupo de risco¿, conta ela, que durante o período evitou frequentar locais fechados e com aglomeração. ¿Não fui a cinema, teatro e evitei shopping¿, explica ela, que ficará por um tempo na área administrativa. ¿Quando circular em locais onde podem ter pacientes com gripe suína vou usar máscara.¿

A anestesista Márcia Repsol, 37, grávida de 5 meses, trabalha no Instituto da Mulher Fernando Magalhães, São Cristóvão, uma das referências para a gripe suína. Ela pensa em pedir transferência temporária para unidade de menor risco. ¿Na minha função, é muito difícil ficar longe do paciente. Gestantes com gripe suína são atendidas na unidade, fazem cesariana e precisam ser anestesiadas. Vou pedir transferência temporária¿, conta.

Outras providências que demonstram que os casos de gripe suína têm caído foram tomadas pela Secretaria Estadual de Saúde semana passada. Parecer técnico do órgão derrubou a recomendação para não usar ar-condicionado. Além disso, três polos de atendimento a gripe no Rio foram fechados devido à queda na procura.

Segundo a secretaria, é preciso limpar sempre os filtros do ar-condicionado para poder usar o aparelho. E é importante continuar evitando bebedouros e mantendo mãos bem lavadas.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade