PUBLICIDADE

Grávida é a 1ª vítima fatal da gripe suína em Roraima

3 set 2009 - 17h22
(atualizado às 22h36)
Compartilhar

O governo de Roraima confirmou nesta quinta-feira a primeira morte em decorrência da gripe suína. Trata-se de uma jovem de 17 anos, nascida na Guiana Inglesa, grávida de 31 semanas, que morreu dia 21 de agosto, no Hospital Geral de Roraima. Segundo dados do governo, oito pessoas foram infectadas pela doença no Estado.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Menino de 10 anos é 2ª vítima fatal em GO

» Brasil tem mais 100 mortes por gripe suína; total é de 657

» Gripe não é mais fatal no Brasil que no mundo, diz OMS

Quando surgiram os primeiros sintomas, a suspeita dos médicos era pneumonia. Ela ficou internada na maternidade de Boa Vista e, após complicações, foi transferida devido ao suporte de UTI do HGR.

De acordo com o presidente do Gabinete Emergencial da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Salomão, as análises iniciais da causa da morte da grávida não apontaram a presença do vírus, mas por insistência dos membros do gabinete, um segundo exame foi realizado, confirmando a suspeita. Outras quatro mortes foram investigadas, sendo três delas descartadas. Apenas uma aguarda resultado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira, 657 pessoas já morreram infectadas pela gripe suína no País. O Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, é o país com maior número de casos fatais da doença.

As mortes no Brasil, segundo dados do ministério, ocorreram em São Paulo (261), Paraná (186), Rio Grande do Sul (100), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (20), Minas Gerais (10), Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (2), Distrito Federal (2), Rondônia (1), Acre (1), Amazonas (1), Pará (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade