PUBLICIDADE

Gripe: PE proíbe gestantes, crianças e idosos em presídios

3 set 2009 - 11h00
(atualizado às 11h03)
Compartilhar

A partir da próxima quarta-feira gestantes, crianças e idosos estarão proibidos de entrar nos presídios e cadeias de Pernambuco. A medida é da Secretaria de Ressocialização do Estado (Seres) de Pernambuco e pretende proteger os detentos da possibilidade de contrair o vírus da gripe suína. Como esses grupos são considerados "de risco" para a doença, a secretaria decidiu afastá-los das unidades prisionais.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» MG confirma mais 3 mortes por gripe suína

» Menino de 10 anos é 2ª vítima fatal em GO

» Brasil tem mais 100 mortes por gripe suína; total é de 657

Ontem, as mulheres dos detentos foram alertadas sobre a nova determinação. No próximo domingo, dia da visita dos familiares, os parentes dos presos receberão o aviso.

Segundo a secretaria, ainda não foi detectado nenhum caso da gripe suína dentro dos presídios de Pernambuco. A medida pretende criar uma barreira para o alastramento da doença no sistema carcerário.

"Nós estamos fazendo uma medida preventiva para que a gente possa ter uma sociedade dentro dos presídios e fora deles com saúde garantida", disse o secretário de Ressocialização, Humberto Viana. Pernambuco possui 17 presídios e 77 cadeias. A população carcerária da Estado está em torno de 20 mil detentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes no País chega a 657. As mortes, de acordo com o ministério, ocorreram em São Paulo (261), Paraná (186), Rio Grande do Sul (100), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (20), Minas Gerais (10), Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (2), Distrito Federal (2), Rondônia (1), Acre (1), Amazonas (1), Pará (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1). Segundo o balanço, 63 vítimas fatais estavam grávidas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade