PUBLICIDADE

Menino de 10 anos é 2ª vítima fatal da gripe suína em GO

2 set 2009 - 20h57
(atualizado às 22h54)
Compartilhar


Morreu nesta quarta-feira a segunda vítima da gripe suína em Goiás. Um menino de 10 anos de idade, cuja identidade não foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), estava internado em estado grave desde o dia 15 de agosto na UTI do Hospital Materno-Infantil (HMI) de Goiânia, mas não resistiu ao avanço de uma infecção generalizada e morreu por volta das 12h.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Brasil tem mais 100 mortes por gripe suína; total é de 657

» Gripe não é mais fatal no Brasil que no mundo, diz OMS

» Araçatuba confirma 2ª morte por gripe suína

A primeira morte confirmada no Estado foi a do prefeito de Sanclerlândia, Carlos Magalhães dos Santos, 39, na terça-feira, 1º. Hoje à tarde, a SES informou que outras 25 mortes estão sendo investigadas como casos suspeitos de gripe suína no Estado.

O diretor geral do HMI, Cezar Gonçalves Gomes, afirmou que a criança deu entrada na unidade em estado grave. O menino não tomou o Tamiflu - medicamento indicado em casos de gripe suína - porque, segundo a SES, ela estava com os sintomas da doença por mais de 48 horas. Protocolo do Ministério da Saúde orienta a tomar o remédio apenas neste intervalo.

Após contrair a gripe, a criança desenvolveu uma pneumonia bacteriana, que rapidamente se transformou em uma infecção generalizada. A morte foi causada por uma síndrome respiratória aguda e falência múltipla dos órgãos. A contaminação por gripe suína foi confirmada na semana passada.

"Por que a criança morreu? Alguns casos infelizmente se desenvolvem para o óbito, mesmo com todo tratamento possível. Se fosse o contrário, bastaria dar o medicamento e todos os pacientes estariam salvos", disse Gomes. Atualmente, oito crianças e 11 grávidas estão internadas no HMI com suspeita de gripe suína, sendo que quatro das gestantes estão na UTI.

A gerente da Vigilância Epidemiológica da SES, Magna Maria de Carvalho, disse que a criança esteve em Caldas Novas (GO), no período em que pode ter contraído o vírus Influenza A, mas que provavelmente ela se contaminou em Goiãnia. "Não recebemos nenhuma notificação de parentes da criança com suspeita de gripe suína".

Até o momento, foram confirmados 65 casos de gripe suína em Goiás, incluindo os dois óbitos. Outros 52 são investigados. "Comparando com a semana passada houve um aumento de dois casos confirmados, o que é considerado pouco", afirmou Magna. A maioria dos casos confirmados (34) ocorreu em Goiânia.

Brasil
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira, 657 pessoas já morreram infectadas pela gripe suína no País. O Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, é o país com maior número de casos fatais da doença.

As mortes no Brasil, segundo dados do ministério, ocorreram em São Paulo (261), Paraná (186), Rio Grande do Sul (100), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (20), Minas Gerais (10), Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (2), Distrito Federal (2), Rondônia (1), Acre (1), Amazonas (1), Pará (1), Rio Grande do Norte (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Espírito Santo (1).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade