PUBLICIDADE

Araçatuba confirma 2ª morte por gripe suína

2 set 2009 - 15h08
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

O departamento de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, a 545 km de SP, anunciou nesta tarde a segunda morte por gripe suína no município. Trata-se de uma mulher que estava internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade. A mulher já tinha perdido o bebê no quinto mês de gestação na madrugada de segunda-feira, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Cidade de SP confirma 3ª morte

» SC confirma mais 12 mortes por gripe suína

» Cidade de SP registra 2ª morte de morador

A segunda morte foi anunciada pelo diretor do departamento, Murilo Bertocco, poucas horas depois de a Secretaria de Saúde do município divulgar nota confirmando a primeira morte pela doença, de uma mulher de 50 anos que morreu ontem no mesmo hospital.

A segunda vítima, cujo nome não foi divulgado, tinha 30 anos e estava internada desde o dia 15 com os sintomas da doença. No sábado, ela sofreu um AVC, passou por neurocirurgia, mas na segunda-feira seu estado de saúde piorou e ela perdeu o bebê.

Apesar das duas mortes, o município, segundo Bartocco, não mudará as ações de combate à doença. "As duas mortes são de pessoas que estavam dentro do grupo de risco", disse Bartocco. Ele lembrou que a primeira vítima, uma mulher de 50 anos, era portadora de uma doença crônica, a Lupus, enfermidade que reduz a imunidade do portador.

"As ações não mudam porque, além das pacientes apresentarem fatores de risco, o município vem mantendo total segurança no atendimento dos usuários e no cumprimento dos protocolos da doença", disse. Segundo ele, a incidência da doença no município é baixa. "Araçatuba responde por apenas 10 de um total de 2.500 casos positivos registrados no Estado", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade