PUBLICIDADE

Araçatuba confirma 1ª morte por gripe suína

2 set 2009 - 11h14
(atualizado às 11h26)
Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Araçatuba, a 545 km de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por gripe suína no município. Trata-se de uma mulher de 50 anos, cujo nome não foi divulgado, que estava internada no hospital Santa Casa desde o dia 19 de agosto. Ela havia apresentado os primeiros sintomas no dia 14.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Cidade de SP confirma 3ª morte

» SC confirma mais 12 mortes por gripe suína

» Cidade de SP registra 2ª morte de morador

Uma mulher de 30 anos, que estava grávida, perdeu o bebê com cinco meses de gestação e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa em estado gravíssimo.

Segundo nota distribuída pela secretaria, a vítima fatal "fazia parte do grupo de risco, sendo portadora de lúpus, doença crônica que acarreta, entre outras complicações, a diminuição da imunidade. Ela havia apresentado os primeiros sintomas de gripe no dia 14 de agosto, sendo internada no dia 19 para coleta de material para exame e início do tratamento com medicação específica", diz a nota.

De acordo com a prefeitura, apesar da morte, não haverá mudanças no atendimento porque "todos os procedimentos adotados até agora pelo Serviço Municipal de Saúde seguem os critérios estabelecidos por protocolos do Ministério da Saúde". "Não estão previstas mudanças de posturas no atendimento aos suspeitos, uma vez que, além deste óbito estar diretamente ligado às complicações próprias de baixa imunidade, o serviço de saúde mantém total segurança no atendimento aos usuários", completa o comunicado.

Já a grávida, segundo o diretor clínico da Santa Casa, Sérgio Smolentizov, foi internada no dia 15 e no dia 29 apresentou um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que contribuiu para agravar seu estado de saúde.

Vítima em Auriflama

O Instituto Adolfo Lutz confirmou na noite de ontem a morte de uma mulher de 40 anos, da cidade de Auriflama, vizinha a Araçatuba. Foi o primeiro obtido por gripe suína em Auriflama. A mulher estava internada no Hospital de Base, de São José do Rio Preto, onde morreu na sexta-feira.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade