PUBLICIDADE

Vacina chinesa contra gripe pode ser produzida a partir desta semana

1 set 2009 - 03h12
(atualizado às 03h36)
Compartilhar

A vacina contra o vírus da nova gripe produzida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac Biotech passou "amplamente" na avaliação de especialistas da Administração Estatal de Alimentos e Remédios (SFDA) e se espera que obtenha licença de produção esta semana, informou a agência Xinhua.

Esta vacina, que pode ser administrada a pessoas entre 3 e 60 anos de idade com uma aplicação, foi aprovada na segunda-feira com o voto unânime de 43 especialistas. Os testes clínicos para os fatores imunológicos mostram que cumpre as normas internacionais e seus efeitos colaterais foram similares aos das vacinas para a gripe estacional, segundo o relatório.

Os resultados dos testes serão apresentados nesta terça pela farmacêutica Sinovac à SFDA para conseguir a licença de produção. Segundo o diretor do Centro de Avaliação de Remédios do organismo, Li Guoqing, o resultado da decisão sai em 3 dias.

Outras cinco empresas farmacêuticas também apresentaram solicitações de registro de vacinas contra a gripe. Shu Yuelong, do Centro Chinês para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC), disse que uma pandemia da gripe no hemisfério norte é quase inevitável durante os próximos meses. "Muitos países estão desenvolvendo uma vacina e a Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que todos estejam dispostos a compartilhar os resultados de seus testes clínicos," disse Shu.

O presidente da Sinovac ressaltou que está esperando a licença de produção para que a vacina ajude a prevenir e controlar a propagação da gripe, tanto na China quanto no mundo. No início de agosto, o ministro chinês de Saúde, Chen Zhu, assinalou que a China seria capaz de produzir suficientes vacinas contra a gripe para 65 milhões de pessoas antes do fim do ano.

A China contabiliza mais de 16 mil casos da gripe, grande parte deles em Hong Kong (11.807), enquanto a parte continental acumula 3.757 casos e Macau, 953.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade