PUBLICIDADE

América Latina

Morales recebe medicação contra gripe suína

31 ago 2009 - 17h12
(atualizado às 17h22)
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, receberá durante dez dias uma dose diária do medicamento contra a gripe suína, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial. O tratamento, que é preventivo, foi decidido depois que o governo da Colômbia confirmou que o presidente Álvaro Uribe está com a doença.

O chefe do Departamento de Epidemiologia da Bolívia, Eddy Martínez, disse à Efe que Morales não apresenta sintomas da nova gripe. Mas, por precaução, pelos próximos dez dias tomará uma cápsula de Tamiflu a cada 24 horas. "O mais importante é seu estado de saúde. O presidente está assintomático, não apresenta nenhum problema agora (...). De todas as formas, ele está recebendo a medicação por profilaxia, ou seja, para evitar uma infecção", afirmou Martínez.

O governo da Colômbia informou ontem que Uribe começou a se sentir mal na sexta-feira, que voltou a Bogotá depois de participar da cúpula extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul) realizada em Bariloche, na Argentina.

A Presidência colombiana disse que, pelos devidos canais diplomáticos, comunicou a doença de Uribe às delegações que participaram do encontro da Unasul. Até o momento, na Bolívia foram registrados 1.400 casos da doença e 21 mortes pelo vírus AH1N1.

EFE   
Compartilhar
Publicidade