PUBLICIDADE

Rio registra queda de 25% no número de casos de gripe suína

27 ago 2009 - 18h47
(atualizado às 19h38)
Compartilhar

O número de vítimas da gripe suína no Rio de Janeiro vem caindo, de acordo com os dados apresentados nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde do município em um seminário. A queda estimada é de 25%, de acordo com o infectologista da Fiocruz José Cervino Neto.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» DF confirma segunda morte por gripe suína

» Liminar garante frequência escolar facultativa no PR

» FAO teme que vírus AH1N1 se estenda às aves

"Precisamos acompanhar ainda mais para confirmar esta tendência", disse. A cautela se explica pelo fato de o vírus ser mutante e poder voltar mais forte ainda. Há o medo de que aconteça uma segunda onda e que ela tenha uma letalidade maior. "Precisamos estar preparados para uma segunda onda. Estamos monitorando para ver se há um novo padrão", emendou Cervino.

Em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu que não mudará a estratégia do Brasil para combater a gripe suína. O ministro disse que a Organização Mundial da Saúde soltou novo documento referendando a maneira como o Brasil vem tratando a epidemia.

Temporão anunciou ainda que os brasileiros serão vacinados antes do inverno de 2010. Ele comentou ainda o fato do Brasil ter assumido a liderança no número de mortes entre os países do mundo.

"Sabíamos, desde o início, que isto iria acontecer. Estamos extremamente seguros sobre nossos procedimentos, tanto que a OMS liberou novo documento elogiando nossa conduta quanto ao uso de medicamentos específicos", disse.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade