PUBLICIDADE

AM confirma 1ª morte por gripe suína; País tem 405 óbitos

20 ago 2009 - 09h10
Compartilhar

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), da Secretaria de Estado de Saúde, informou que uma professora da rede pública estadual de ensino é a primeira vítima fatal da gripe suína no Amazonas. Maria Iracilde Gonçalves de Andrade, 58 anos, morreu no início da noite de quarta-feira depois de passar uma semana internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed, em Manaus. Em todo o País, o número de mortes confirmadas pelas secretarias estaduais de Saúde chega a 405.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» MG confirma 6ª morte por gripe suína

» PR confirma mais 12 mortes por gripe suína

» RS aponta diminuição no nº de casos graves da gripe suína

A FVS relacionou o óbito da paciente ao agravamento de um quadro de pneumonia bilateral, além de doença renal. Segundo o presidente da fundação, Evandro Melo, todos os alunos da escola Barão de Rio Branco que tiveram aula com a professora foram dispensados das atividades escolares e vão ficar em observação durante sete dias, período de incubação da doença.

Ainda não há confirmação de onde a professora tenha sido infectada. Na semana passada, as autoridades de saúde confirmaram que o vírus da doença já está em circulação na capital do Estado. O Amazonas tem 41 casos confirmados de gripe suína, segundo dados oficiais da FVS.

Os outros Estados que confirmaram mortes foram: São Paulo (134), Paraná (119), Rio Grande do Sul (84), Rio de Janeiro (43), Santa Catarina (10), Minas Gerais (6) Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (1), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1), Rondônia (1) e Pará (1).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade