PUBLICIDADE

Pará confirma 1ª morte por gripe suína; total no Pais vai a 341

17 ago 2009 - 18h00
(atualizado às 22h23)
Compartilhar

A Secretaria de Saúde do Pará confirmou nesta segunda-feira a primeira morte por gripe suína do Estado. A vítima foi uma enfermeira de 42 anos cuja suspeita é de que tenha tido contato com paciente contaminado. Com este, o número de casos fatais da doença no País sobe para 341, segundo balanço das secretarias estaduais de Saúde.

A mulher tinha pneumopatia crônica e asma, o que pode ter contribuído para a complicação dos sintomas. Ela foi atendida em um ambulatório particular no dia 7 de agosto e encaminhada para internação. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, ela apresentava febre, tosse, dispnéia, calafrio, dor de garganta, dores nas articulações e dores musculares. Dois dias depois ela piorou e foi encaminhada para a unidade de cuidados intensivos. O caso foi comunicado para a Vigilância Epidemiológica somente depois de seis dias de sua internação e foi feita coleta de material para análise. O quadro dela piorou e, por volta das 12h30 de hoje, ela morreu.

Em entrevista a uma rede de TV local, o coordenador interino da Vigilância em Saúde, Amiraldo Pinheiro, disse que a demora em comunicar a suspeita do caso dificultou o tratamento da paciente. "Como a suspeita só foi informada depois de cinco dias do aparecimento dos sintomas, ela não recebeu o Tamiflu, porque não faria mais efeito", explicou. O medicamento usado no tratamento da doença deve ser administrado em até 48 horas a partir do aparecimento dos sintomas.

De acordo com os dados da secretaria, o Estado tem 86 casos confirmados da doença e 38 suspeitos, aguardando resultados de exames laboratoriais.

As outras mortes causadas pela gripe registradas no País aconteceram em São Paulo (134), Paraná (79), Rio Grande do Sul (70), Rio de Janeiro (37), Santa Catarina (9), Minas Gerais (5), Paraíba (2), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade