PUBLICIDADE

RS: 21 cidades da região sul adiam retorno às aulas por gripe

15 ago 2009 - 19h35
(atualizado às 19h43)
Compartilhar

Vinte e uma cidades da região sul do Rio Grande do Sul decidiram adiar novamente o retono à aulas, para o dia 31 agosto. A decisão foi tomada em reunião de mais de três horas entre os prefeitos e secretários municipais de Saúde com o titular estadual da pasta, Osmar Terra, na manhã deste sábado na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» MG confirma 5ª morte por gripe suína

» Atendimento particular em SP é mais rápido

» Paciente obtém liminar para receber Tamiflu em SC

Embora Terra defendesse o fim das férias escolares, a decisão foi acatada entre os prefeitos do sul gaúcho depois que as universidades Federal e Católica de Pelotas (UFPEL e UCPEL) decidiram estender o recesso até o próximo dia 31. Outro critério considerado para a medida foram os estudos do Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFPEL que apontam o pico da epidemia na região para as próximas duas semanas, já que foi uma das últimas no Estado a registrar os casos da nova gripe.

"Não há pânico, nossa ação é preventiva. Com plena atividade escolar por aqui circulam cerca de 100 mil pessoas entre universitários de vários pontos do Estado, estudantes e acompanhantes. Se as universidades já tomaram esta medida, é prudente não expormos estes jovens nesta semana em que inclusive a previsão é de temporal e queda brusca da temperatura", afirmou o prefeito de Pelotas, Fetter Junior.

Adiaram o retorno às aulas os seguintes municípios: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.

O Brasil registra até o momento 339 vítimas fatais da doença, segundo balanços das secretarias estaduais de Saúde. Desse total, 70 ocorreram no Rio Grande do Sul.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade