PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gripe suspende aulas e faz município decretar emergência em SC

9 ago 2009 - 14h32
(atualizado em 10/8/2009 às 09h29)
Compartilhar

Fabrício Escandiuzzi

Direto de Florianópolis


Os municípios da região oeste de Santa Catarina apertaram o cerco para tentar evitar a proliferação da gripe suína. Além de uma cidade ter decretado estado de emergência devido aos casos da doença, várias localidades cancelaram as aulas por tempo indeterminado.

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína

» Pacientes com suspeita esperam horas em Brasília

» Maringá confirma morte de jovem por gripe suína

» Grávida morre com gripe suína em SP

Em Concórdia, onde já foram registradas duas mortes pela nova gripe e dez casos já foram confirmados, as aulas em escolas públicas foram canceladas a partir da próxima segunda-feira. Duas universidades já haviam anunciado durante a semana a decisão de paralisar as atividades por tempo indeterminado. O prefeito João Girardi publicou um decreto determinando a Situação de Emergência na cidade.

Segundo ele, a decisão foi tomada devido à superlotação de pacientes com sintomas de doenças respiratórias agudas nas instituições de saúde do município. No documento, o prefeito ainda cita o "despreparo" da Defesa Civil diante da situação e o "grau de vulnerabilidade social e ambiental" do município.

Novas medidas restritivas às visitas em hospitais foram anunciadas, como a permanência de apenas um familiar de pacientes ao dia, por trinta minutos. De acordo com o prefeito Girardi, um centro de triagem começará a operar 24 horas na região central de Concórdia a partir da manhã desta segunda-feira.

Em sete dos municípios da região de Concórdia, foram suspensas as aulas da rede pública estadual por tempo indeterminado.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade