PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bahia confirma 1º caso de morte por gripe suína

3 ago 2009 - 10h32
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta segunda-feira a primeira morte em consequência da Influenza A (H1N1), a gripe suína. Trata-se de um paciente de 50 anos, do sexo masculino, morador de Salvador, que morreu em 28 de julho. A vítima era hipertensa e tinha histórico de morte súbita na família, segundo informou a Secretaria. Com isso, o número de mortes no País chega a 77.

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína

» Veja onde foi adiada a volta às aulas

» Bauru confirma 1ª morte por gripe suína

» Campinas confirma 5º caso da doença

A forma de contaminação do paciente ainda é desconhecida pelas autoridades de saúde do Estado. A Sesab informou que ainda está investigando de que maneira houve o contágio e também que monitora os familiares da vítima, na intenção de detectar qualquer alteração no seu estado de saúde.

A Secretaria ressaltou que a morte é considerada um fato isolado e que não há, até o momento, a confirmação de que o vírus esteja circulando em Salvador.

Para o tratamento da doença no Estado, existe um pronto atendimento 24 horas no Hospital Especializado Octávio Mangabeira. O Estado informou que recebeu 500 mil tratamentos do antiviral Oseltamivir do Ministério da Saúde como medida de reforço às ações de assistência.

Mortes no País

O balanço do Ministério da Saúde divulgado na sexta-feira registra 56 mortes por gripe suína em todo o País. Entretanto, números divulgados pelos governos estaduais contabilizam 77 vítimas fatais: 25 no Rio Grande do Sul, nove no Rio de Janeiro, quatro no Paraná, uma na Paraíba, 37 em São Paulo e uma na Bahia.

Além disso, as secretarias municipais de saúde de Campinas (SP) e Bauru (SP) confirmaram duas novas mortes, uma em cada cidade, que não estão na lista oficial do Estado. Em Olinda, uma adolescente que estava com o vírus morreu, mas também ainda não houve confirmação pela Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade