Gripe Suína

› Notícias › Gripe Suína

Gripe Suína

Sexta, 31 de julho de 2009, 23h01

Brasileiros buscam no Paraguai remédio contra a gripe suína

Brasileiros estão buscando no Paraguai medicamentos antivirais para combater a gripe suína. Segundo reportagem do Jornal Nacional, farmácias da Ciudad del Este, na fronteira com o Paraná, registram um grande movimento de turistas do Brasil que compram o Tamiflu sem receita médica.

No Brasil, o medicamento só é ministrado em casos graves ou pertencentes ao grupo de risco da doença. Um funcionário de uma farmácia afirmou em entrevista ao telejornal que vende mais de 50 caixas do remédio por dia, principalmente para brasileiros. Algumas farmácias oferecem medicamentos que teriam princípio ativo similar.

A entrada de medicamentos sem receita no Brasil é proibida. Além disso, segundo o secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, Luís Zarpelon, a automedicação pode provocar o surgimento de um vírus mais resistente. "É o que acontece com o antibiótico. É usado em larga escala e há hoje inúmeras bactérias resistentes ao antibiótico. Isso também acontece com os vírus", disse.

Redação Terra

Busque outras notícias no Terra