PUBLICIDADE

Unirio, UFRJ e UFRRJ prorrogam férias devido à gripe suína

29 jul 2009 - 19h39
(atualizado em 30/7/2009 às 14h18)
Compartilhar

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) adiaram o início das aulas do segundo semestre para o dia 17 de agosto. A medida atende às recomendações da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para conter a gripe suína.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Veja onde foi adiada a volta às aulas

» MP quer leitos para gripe em hospitais federais

» SP tem 30ª morte por gripe suína


O Rio de Janeiro registrou cinco mortes por causa da gripe suína. No Brasil, o total é de 61 vítimas fatais: 30 em São Paulo, 21 no Rio Grande do Sul, quatro no Paraná e uma na Paraíba.

A medida de prorrogar as férias foi tomada de forma conjunta pelas três universidades. A Unirio informou que o adiamento estende-se aos cursos de pós-graduação. A universidade conta com quase 9 mil alunos e mais de 500 professores.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) também decidiu, mais cedo, prorrogar as férias, que terminariam no dia 3. Por enquanto, não há uma nova data para reinício das aulas na instituição.

Na Universidade Federal Fluminense (UFF), como as aulas só serão reiniciadas no dia 10 de agosto, a instituição disse que, por enquanto, não há previsão de mudanças no calendário.

Já a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informou que não precisará prorrogar suas férias, porque, com a greve do ano passado, o calendário da instituição foi modificado e as férias do meio do ano só terminam no dia 9 de setembro.

Férias prorrogadas

Como forma de evitar a disseminação da doença, as secretarias estaduais de Educação do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal decidiram adiar o reinício das aulas, após as férias escolares. A medida vai afetar pelo menos 8,5 milhões de estudantes.

Os alunos que deveriam retornar às salas de aula na próxima segunda-feira no Rio Grande do Sul, dia 3 de agosto, só deverão voltar no dia 17. Em São Paulo, as aulas para os 5,3 milhões de estudantes também serão retomadas apenas no dia 17.

Já no Rio de Janeiro, as aulas recomeçam no dia 10. No Distrito Federal, as férias de 520 mil alunos iriam terminar no dia 27 de julho e foram adiadas para o dia 3 de agosto.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade