PUBLICIDADE

Gripe suína: 4º município do RS decreta emergência

20 jul 2009 - 14h23
Compartilhar

O município de Barra do Quaraí foi a quarta cidade do Rio Grande do Sul a decretar situação de emergência em decorrência da Influenza A (H1N1), a gripe suína. O decreto foi protocolado pelo prefeito da cidade Maher Jaber em reunião nesta manhã com o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, em Porto Alegre (RS). São Borja e Itaqui já tiveram seus decretos homologados pelo Estado. Já Barra do Quaraí e Uruguaiana aguardam manifestação do governo.

O secretário municipal de Saúde de Barra do Quaraí, Richard Souza Generaly, disse que a medida foi tomada devido ao alastramento dos casos de gripe na região da fronteira oeste. No domingo, foram confirmadas duas mortes em Uruguaiana e uma em São Borja. O prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, assinou ontem o decreto de emergência - no total, três pessoas morreram no Estado.

Segundo Generaly, apenas uma suspeita foi registrada em Barra do Quaraí, porém, o número de atendimentos triplicou na Unidade Básica de Saúde da cidade desde o fim de junho. "Tínhamos cerca de 50 atendimentos e agora são cerca de 120", disse.

Também existe a preocupação, segundo ele, pelo fato de os moradores do município precisarem buscar atendimento médico em cidades como Uruguaiana, onde a circulação do vírus é maior. "Estamos no meio do foco da epidemia, é uma questao de prevenção e de elaborar medidas e ações para podermos estar preparados", disse.

No Rio Grande do Sul, 11 pessoas morreram em decorrência da gripe. Cidades como Caxias do Sul, por exemplo, avaliam a possibilidade de suspender a realização de eventos com aglomeração de pessoas em locais fechados, como em igrejas e em cinemas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade