PUBLICIDADE

América Latina

Bolívia confirma dois primeiros casos de gripe suína

28 mai 2009 - 10h51
(atualizado às 11h17)
Compartilhar

Laboratórios da Bolívia confirmaram os primeiros casos da gripe suína no país, que correspondem a duas pessoas procedentes dos Estados Unidos, dos quais foram enviadas a mostras à Organização Mundial da Saúde (OMS), informaram nesta quinta fontes oficiais.

O chefe nacional de epidemiologia, Eddy Martínez, confirmou à agência EFE que "são duas pessoas que chegaram a Santa Cruz, mas que chegaram dos Estados Unidos".

As amostras tiradas dos dois pacientes já foram enviadas à Atlanta (EUA), para a definitiva comprovação. A informação deve ser ampliada em breve pelo ministro da Saúde boliviano, Ramiro Taipa.

Erwin Saucedo, diretor do Serviço Departamental de Saúde de Santa Cruz, qualificou os casos de "altamente suspeitos" o que, segundo disse à imprensa, significa que, no laboratório boliviano, "deram positivo".

Saucedo confirmou que as duas pessoas "apresentam uma sintomatologia leve", mas "se iniciou o tratamento", com o qual a Bolívia conta graças à colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Os pacientes estão em casa. Estão em trânsito em Santa Cruz, porque residem em Nova York. Retornarão aos EUA nos próximos dias", disse Saucedo.

Segundo os mais recentes dados da OMS, os casos de infectados pela gripe suína no mundo já são de 13,398 mil, com 95 mortos. Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade