PUBLICIDADE

Ásia

China registra 1º caso da gripe suína em Pequim

17 mai 2009 - 08h59
(atualizado às 09h41)
Compartilhar

O Ministério da Saúde chinês confirmou neste domingo o primeiro caso de gripe suína na cidade de Pequim e o quinto no país, de uma jovem chinesa que retornou de seus estudos em uma universidade de Nova York (EUA).

Mulher identificada como a primeira vítima do vírus em Pequim participa de videoconferência
Mulher identificada como a primeira vítima do vírus em Pequim participa de videoconferência
Foto: Reuters

» Crianças voltam às aulas no México

» Gripe está controlada no País, diz Temporão

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

A jovem, de 18 anos e de sobrenome Liu, chegou à capital chinesa em 11 de maio e começou a sentir sintomas de gripe no dia seguinte, por isso foi indicada como suspeita e internada em um hospital de Pequim.

Todas as pessoas que tiveram contato direto com a paciente estão sendo procuradas e colocadas sob observação médica, mas nenhuma mostrou sintomas, destacaram as autoridades sanitárias, citadas pela agência oficial Xinhua.

Além disso, a estudante, consciente da possibilidade de ter contraído a gripe suína, quase não saiu de casa, não viu nenhum de seus amigos e aparentemente só teve contato próximo com a mãe e o taxista que a levou de casa ao hospital.

O caso de Liu se junta aos de outros dois estudantes chineses na América do Norte que retornaram à China em dias anteriores, nas províncias de Sichuan e Shandong, e outros dois em Hong Kong, entre eles um cidadão mexicano que viajou para esse território.

Nas últimas horas, as autoridades chinesas suspenderam a quarentena de 282 pessoas que tiveram contato direto com algum paciente, na maioria nas cidades de Chengdu (capital de Sichuan) e Pequim.

Por enquanto, Pequim não tomou medidas especiais após a confirmação do primeiro caso na cidade, que há seis anos ficou paralisada e em pânico devido à epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade