PUBLICIDADE

Ministério da Saúde descarta morte por gripe suína no Rio

4 mai 2009 - 18h04
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

O Ministério da Saúde descartou nesta segunda-feira, por meio de sua assessoria, que uma paciente de 50 anos tenha morrido por gripe suína no hospital Barra D'Or, na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela foi isolada no hospital depois de apresentar febre, dor de cabeça e vômitos 48 horas depois de ter voltado de Michigan, nos Estados Unidos. Segundo o Barra d'Or, a causa da morte foi septicemia (infecção generalizada) grave.

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Morre paciente monitorada por gripe no Rio

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

A paciente não apresentava sintomas como tosse e secreção nasal o que, para a equipe médica, seriam sinais "fundamentais para vinculação com a gripe suína". Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que o caso não era considerado como "suspeito" e somente foi acompanhado por precaução em função da paciente ter viajado aos Estados Unidos, área considerada de risco.

A Vigilância Sanitária compareceu ao hospital e fez a coleta de material da paciente. Em entrevista coletiva concedida hoje, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, disse que exames laboratoriais confirmaram que a mulher morreu de pneumonia bacteriana.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou os casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade