PUBLICIDADE

Governo deve liberar R$ 141 mi para prevenção da gripe suína

4 mai 2009 - 17h15
(atualizado às 18h13)
Compartilhar

O governo vai editar, em breve, uma medida provisória liberando R$ 141 milhões para auxiliar na prevenção da gripe suína, segundo informou, nesta segunda-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna.

» OMS pede que países não baixem a guarda

» México fala em declínio do surto de gripe suína

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Segundo ele, na semana passada, foi encaminhado um pedido ao Ministério do Planejamento para a liberação dos recursos. Ele explicou que o dinheiro será utilizado na "intensificação de ações" do governo para que o mal não atinja o País.

Segundo o secretário, o dinheiro que será liberado via MP será utilizado principalmente em publicidade para divulgar os sintomas da doença, e também para a criação das chamadas "salas de situação" - espaços onde os técnicos em saúde monitoram o trabalho feito em portos e aeroportos para fiscalizar a possibilidade da doença.

"(Os recursos serão usados) por exemplo, intensificando as ações de publicidade, acelerar a instalação da sala de situação nos portos brasileiros uma vez que os aeroportos, os 12 principais, já têm sala de situação", disse.

Segundo ele, ainda nesta semana o ministério vai se reunir com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para reforçar as ações que deverão ser cumpridas em aeroportos com a chegada de vôos internacionais.

"(O encontro) é para reforçar à todas as companhias aéreas internacionais que uma vez entrando em solo brasileiro, que faça rigorosamente o 'speech' (discurso) que foi elaborado pelo gabinete de emergência", explicou.

O secretário informou ainda que, até o fim desta semana, deverão chegar ao Brasil os kits utilizados para identificar se a pessoa está ou não com a gripe suína.

O material será enviado pela OMS e, apesar de o trânsito desses kits ter sofrido atraso, o secretário garantiu que a demora não prejudica em nada a saúde do País. Penna disse ainda que não há nenhum caso grave em monitoramento no País.

"Nenhum prejuízo porque todos os passageiros que estão se reportando desde o 'speach' do avião até chegar nas unidades de referência estão sendo colocados em monitoramento, ou sendo suspeitos, em tratamento. (...) Não tem nenhum caso grave", assegurou.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade