PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia confirma 1º caso de gripe na América do Sul

3 mai 2009 - 05h25
(atualizado às 12h13)
Compartilhar

O governo colombiano confirmou neste domingo o primeiro caso positivo de gripe suína no país, em um cidadão que tinha retornado recentemente do México. O caso deste colombiano corresponde a uma das 18 amostras de pessoas com sintomas sob suspeita que o Instituto Nacional de Saúde (INS) enviou há sete dias ao Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) de Atlanta, nos Estados Unidos.

» Gripe adia jogo do São Paulo na Libertadores

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

O número de amostras enviadas ao CDC é superior às 12 que tinham sido informadas então pelo ministro da Proteção Social colombiano, Diego Betancourt, que no sábado anunciou que seu país trabalhava na busca de autonomia para diagnosticar a doença em laboratórios do país.

Betancourt disse à imprensa que o CDC lhe informou no sábado à noite sobre este caso positivo. As outras 17 amostras, segundo o ministro, foram reconhecidas como de "gripe normal".

"O paciente está em boas condições", disse Betancourt, em reunião com a imprensa que convocou para informar da presença do vírus no país.

O representante da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), Pier Paolo Balladelli, disse, no mesmo comparecimento, que esta confirmação não deve gerar alarme, e que neste país "foram tomadas todas as medidas" preventivas.

O ministro colombiano acredita que este caso é o desenvolvimento natural de uma situação de saúde que torna previsível que ocorram mais casos na Colômbia.

Betancourt disse que o país tem agora 108 casos suspeitos, cerca de três vezes mais dos que foram informados na sexta-feira passada, e que existem outros 216 alertas.

Estes casos "estão sendo tratados com toda a gestão epidemiológica", disse o ministro, que indicou que o seu país é "o número 18 a confirmar a presença da doença e, certamente, outros países também farão isso".

Betancourt compareceu junto ao governador de Cundinamarca (cuja capital é Bogotá), Andrés González, e ao secretário de Saúde desta cidade, Héctor Zambrano.

González disse que o paciente que contraiu o vírus tem 42 anos e é oriundo de Zipaquirá, localidade menos de 50 quilômetros ao norte de Bogotá e onde este homem permanecia sob vigilância epidemiológica.

"Há uma situação, e vamos enfrentá-la com toda a atenção", disse o governador, garantindo que sua região tem todos os remédios e meios para enfrentar uma eventual propagação do vírus.

O ministro reiterou que o governo está avançando em gestões para que a indústria farmacêutica possa elaborar no país o remédio recomendado contra este vírus, e que continua a aquisição de 1,65 milhão de máscaras comuns e especiais para distribuir à população.

Com este caso, a Colômbia é o 18º país com presença confirmada do vírus. Na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há casos confirmados no México (506) e na Costa Rica (1).

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade