PUBLICIDADE

Gripe: turista deve evitar Argentina e Chile, diz ministro

23 jun 2009 - 13h50
(atualizado às 13h53)
Compartilhar

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou nesta terça-feira, em São Paulo, que turistas evitem visitar a Argentina e o Chile devido ao crescimento do número de casos de pessoas contaminadas no Brasil pelo vírus Influenza A (H1N1), da gripe suína, nestes países. Segundo o ministro, a preocupação é com a aproximação do período de férias escolares, quando aumenta a circulação de pessoas entrando e saindo do País.

» Gripe suspende aulas em universidade de SP

» Em emergência, cidade do RS suspende aulas e festas

» Casos faz Vale tomar medidas restritivas

» SP: 3ª escola antecipa férias por causa de gripe

Temporão afirmou que o número de casos de pessoas contaminadas no Brasil pelo vírus Influenza A (H1N1), da gripe suína, já era esperado. Temporão disse ainda que as pessoas contaminadas contraíram a doença em outros países e que não existe transmissão interna da doença. "Não existe transmissão sustentável da gripe no Brasil", afirmou.

"O número de casos confirmados no Brasil já era esperado. Temos um sistema de vigilância e controle que está funcionando muito bem. Se possível, as pessoas devem adiar viagens para regiões onde o vírus circula", disse. "Não é uma determinação, mas uma recomendação", completou, afirmando que o Ministério da Saúde divulgará ainda hoje um boletim com detalhes sobre essas recomendações.

De acordo com o ministro, pessoas com mais de 60 anos, crianças de até 2 anos e pessoas com imunodeficiência - como quem passa por tratamento quimioterápico e portadores do vírus HIV - são as mais vulneráveis à nova gripe.

Em relação à suspensão de aulas em escolas e universidades devido à existência de casos de gripe, Temporão afirmou que é preciso que essas escolas consultem sempre a vigilância sanitária local para não sejam tomadas medidas precipitadas.

Sobre o caso da cidade gaúcha de São Gabriel, que decretou situação de emergência por causa da doença, o ministro disse as medidas contra a gripe devem ser tomadas sem alarmar a situação. "É difícil me colocar na situação do gestor. Nós precisamos tomar as medidas necessárias sem provocar pânico", disse.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade