PUBLICIDADE

Gripe suína: RS quer ampliar vacinação para grupo de 30 a 39 anos

27 jan 2010 - 17h40
(atualizado às 22h52)
Compartilhar

O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, afirmou nesta quarta-feira que solicitou ontem ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que amplie a faixa etária de vacinação contra a gripe suína no Estado. Ele quer que a vacinação atinja o grupo que tem entre 30 e 39 anos.

» Veja o calendário de vacinação

» Grupo de risco, bebês e jovens serão vacinados

"Nessa faixa etária tem as mulheres em idade fértil, que podem engravidar (e não estar vacinadas). E também notamos que nesse grupo ocorreu a maior incidência de óbitos no Estado", disse.

Entre maio de 2009 e janeiro de 2010, 8.190 casos de gripe suína foram notificados no Rio Grande do Sul, sendo que 3.540 foram confirmados laboratorialmente ou por analogia. Neste mesmo período, foram confirmados 272 óbitos.

O secretário espera que 5 milhões de pessoas (45% da população) sejam vacinadas no Estado. Esse número poderá subir para R$ 6 milhões (55%) se o grupo de 30 a 39 anos também for acrescentado no calendário. Terra estima que cerca de 20% da população gaúcha (2,2 milhões a 2,5 milhões de pessoas) já estejam imunizadas contra o vírus H1N1, devido à epidemia no ano passado, e acredita que o Rio Grande do Sul não enfrentará nova epidemia após a vacinação.

Tabela de vacinação

Na terça-feira, o ministro Temporão anunciou que, a partir do dia 8 de março, brasileiros entre 20 e 29 anos de idade, além de crianças de 6 meses a 2 anos, serão vacinados contra a gripe suína. O cronograma de vacinação faz parte da estratégia nacional para a segunda onda de pandemia da gripe suína no Brasil e inclui ainda os chamados grupos prioritários (trabalhadores de serviços voltados à saúde, indígenas, gestantes, doentes crônicos e idosos).

A vacinação para esta primeira etapa foi divida em grupos. No período de 8 a 19 de março deverão ser vacinados os trabalhadores de serviços de saúde (funcionários das áreas de limpeza, recepcionistas, motoristas, médicos, enfermeiros), e toda população indígena.

Do dia 22 de março ao dia 2 de abril, deverão procurar postos de saúde e entidades escolhidas pelos governos municipais os portadores de doenças crônicas (obesidade mórbida, doenças respiratórias e cardíacas, diabéticos e portadores de doenças hepáticas e renais), exceto idosos. No mesmo período, o governo pretende vacinar crianças de 6 meses a 2 anos de idade, que receberão duas meia doses, sendo a segunda a partir de 21 dias após a primeira aplicação.

O cronograma prevê vacinação de 5 a 23 de abril para a população adulta saudável de 20 a 29 anos. Nesse mesmo período, se for atendida a solicitação do secretário gaúcho, o grupo de 30 a 39 anos também receberá a dose. E no período de 24 de abril a 7 de maio será a vez da população com mais de 60 anos. Mulheres grávidas não precisarão seguir o calendário de aplicação da vacina e poderão procurar os postos de saúde no momento que considerarem necessário.

Gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus H1N1 e transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de infectados. Até hoje, 209 países relataram casos de gripe suína, sendo que existem pelo menos 14 mil mortes confirmadas. No Brasil, conforme levantamento até 31 de dezembro, foram registrados 39.679 casos graves de gripe suína e 1.705 mortes notificadas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade