PUBLICIDADE

Gripe suína: governo estuda volta do Tamiflu às farmácias

28 out 2009 - 09h04
Compartilhar

O governo solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a revisão da política de controle do Tamiflu, antiviral usado no tratamento da gripe suína. A idéia é tornar a vigilância mais rígida do que é atualmente. O medicamento pode voltar a ser comercializado em farmácias em 2010, segundo informou nesta quarta-feira o jornal O Estado de S.Paulo.

Antes do surto da gripe suína, o Tamiflu era vendido nas farmácias sob prescrição médica. De acordo com o jornal, a ideia é começar a exigir a retenção da receita, assim como ocorre com alguns medicamentos antidepressivos, por exemplo. A nova classificação deve ser analisada na próxima reunião da diretoria da Anvisa. "Há uma expectativa de que, no próximo ano, o remédio volte a ser comercializado", disse ao jornal o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

O maior rigor para a venda do medicamento seria uma forma de evitar que o uso do produto seja feito de forma indiscriminada.

No início da epidemia da doença, a empresa fabricante, a Roche, recolheu o Tamiflu do varejo. O Ministério da Saúde não determinou uma proibição formal para a comercialização nas farmácias, mas fez um pedido à fabricante. A Roche, por sua vez, informava que a prioridade era atender a demanda do governo.

Para a próxima onda da gripe, esperada para 2010, a estimativa é a de que haja uma produção maior do Tamiflu. A maior oferta do antiviral abriria a possibilidade para a venda no varejo. De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do estudo de viabilidade, não há nada acertado para o retorno do Tamiflu às farmácias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade