PUBLICIDADE

Gripe: Anvisa reforça controle de passageiros do Mercosul

22 jun 2009 - 20h47
(atualizado em 23/6/2009 às 00h47)
Compartilhar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o País, devido ao aumento do número de casos de gripe suína em países vizinhos do Brasil. O País vai aumentar o alerta em todas as entradas para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus.

» Cidade do RS decreta emergência e suspende aulas

» Casos faz Vale tomar medidas restritivas

» SP: 3ª escola antecipa férias por causa de gripe

» OMS registra 5 mil casos da gripe suína em 2 dias

O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva, durante a reunião diária do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), ocorrida na sede do Ministério da Saúde.

Os viajantes que quiserem entrar no Brasil vindos de países do Mercosul deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Ela servirá para monitorar todos os passageiros que chegam ao País e permitirá um acompanhamento mais rápido deles. O documento deverá ser apresentado para que o passageiro possa cruzar a fronteira. O formulário será distribuído dentro do meio de transporte utilizado para a viagem e deverá ser apresentado por cada passageiro, inclusive as crianças.

Foram impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras. O tempo médio de preenchimento do documento é de cinco minutos. Além disso, as companhias aéreas serão obrigadas, a partir de agora, a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

Casos confirmados

O número de infectados pela gripe suína no Brasil chegou a 240 após a confirmação de 25 novos casos. O Ministério da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que a interrupção das aulas é uma decisão dos colégios.

Os novos casos estão em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Maranhão e Minas Gerais. Há 159 casos sob suspeita e outros 592 foram descartados.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade