1 evento ao vivo

Gripe antecipa férias escolares em município do RS

20 jul 2009
11h14
atualizado às 11h17

A prefeitura de Caxias do Sul, na serra gaúcha, antecipou as férias escolares de 85 escolas municipais para evitar a proliferação da Influenza A (H1N1), a gripe suína. O período de férias, que começaria na próxima segunda-feira, terá início já nesta quarta-feira.

» Cidade do RS decreta emergência após 3 mortes
» Rio: menino de 11 anos está em estado grave
» Secretaria confirma mais 4 mortes por gripe suína no RS
» Medo lota hospitais e postos de saúde do Rio

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade teve dois casos confirmados da doença e 65 suspeitas. Caso o número venha a aumentar, a prefeitura estuda determinar também a proibição de qualquer aglomeração de pessoas em locais fechados, como em igrejas e cinemas.

A secretaria municipal informou também que vai montar um hospital de campanha, onde devem ser atendidos pacientes que apresentem sintomas leves da doença. Na região, os hospitais de referência para o atendimento dos casos de gripe suína são o Hospital Geral de Caxias do Sul e o Hospital Pompéia.

A data de retorno às aulas ainda não foi definida - geralmente as férias escolares têm duração de duas semanas. A Secretaria de Saúde vai avaliar, neste período, a existência de novos casos para decidir sobre a liberação do retorno dos alunos em agosto. As férias dos colégios estaduais também terão início na quarta-feira.

No Rio Grande do Sul, foram confirmadas mais 4 mortes de pessoas com a doença, no domingo, aumentando para 11 o total de casos. A cidade de Uruguaiana foi o terceiro município a decretar situação de emergência no Estado.

Fonte: Redação Terra
publicidade