PUBLICIDADE

Governo nega demora em informar população sobre gripe suína

5 mai 2009 - 16h08
(atualizado às 18h09)
Compartilhar

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gérson Penna, negou nesta terça-feira que o governo brasileiro tenha demorado em informar a população sobre os riscos e as situações de contágio do vírus H1N1, responsável pela transmissão da gripe suína. De acordo com Penna, que participa de audiência pública na Câmara dos Deputados, o Brasil precisou de dois dias para produzir folhetos com as definições dos sintomas, casos suspeitos e recomendações e imediatamente os repassou aos 46 aeroportos de maior volume de passageiros para que a população pudesse ser informada.

» Sobe para 28 o n° de casos suspeitos de gripe suína

» Paraguai declara emergência por risco da gripe

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

"Me perguntam porque o ministério demorou para distribuir os folhetos (sobre a gripe suína). O material impresso (que tínhamos em estoque) tinha as peculiaridades da gripe aviária, então o ministério se debruçou no sábado e no domingo (25 e 26 de abril) para elaborar a definição de caso (de gripe suína)", explicou.

O secretário também rebateu críticas de uma suposta demora do Brasil em diagnosticar casos suspeitos de Influenza A no País e reiterou que "não temos a confirmação da circulação do vírus no Brasil".

"Para a gripe aviária sabíamos a velocidade (de reprodução)do vírus e tínhamos tratamento para 5% da população brasileira. (No caso de gripe suína) Estamos tratando de diagnóstico de uma situação de emergência em situação internacional e temos que ter 100% de certeza", ressaltou.

Segundo o Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde, 28 casos estão sendo acompanhados como suspeitos pelas autoridades brasileiras, sendo 12 em São Paulo, três em Minas Gerais, dois no Distrito Federal, dois no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina, dois em Tocantins, um em Goiás, um em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba, um em Pernambuco e um em Rondônia.

São suspeitas as que apresentarem febre acima de 38°C acompanhada de tosse e outros sintomas (dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória), além de terem viajado para um dos países afetados pela Influenza do tipo A ou por terem tido contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa suspeita de estar contaminada pela gripe.

Além dos suspeitos, 28 casos estão em monitoramento em 20 Estados e outros 73 casos já foram descartados. Em todo o mundo existem 1.348 casos confirmados em 21 países.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade