PUBLICIDADE

Ásia

Governo japonês incentiva roupas leves para economizar energia

1 mai 2012 - 01h12
(atualizado às 01h57)
Compartilhar

Camisas de manga curta e a opção de prescindir de paletós e gravatas são, desde esta terça-feira, alternativas possíveis nas repartições públicas japonesas no começo da campanha "cool biz", que procura reduzir o consumo de energia com a chegada do calor.

A iniciativa, em vigor a cada ano nesta época desde 2005, procura fomentar o uso de roupas leves para reduzir o uso de ar-condicionado e contribuir para a economia energética, em um país que mantém paralisados praticamente todos seus reatores nucleares por causa da crise na central de Fukushima Daiichi.

Após o acidente provocado nessa usina pelo tsunami de março de 2011, estão parados no Japão, por inspeções regulares ou por segurança, 53 de seus 54 reatores, o que pode gerar no verão uma escassez da provisão elétrica, que cresce neste período.

O único reator atualmente ativo no Japão, que antes da catástrofe de Fukushima dependia em 30% da energia atômica, é o número 3 da central de Tomari, que será parado no próximo sábado para ser submetido a uma revisão.

A campanha "cool biz", antes da "super cool biz" que será inaugurada em junho em todas as empresas do país, começou como uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para permitir que os funcionários públicos usem roupar mais confortáveis a fim de enfrentar o calor.

À margem das campanhas para reduzir o consumo, o governo japonês pretende reativar os reatores daquelas centrais que tiverem superado os testes de resistência estipulados para provar que podem suportar o impacto de eventuais catástrofes naturais.

O governo discute agora com as autoridades locais, que já mostraram sua oposição, a possível reabertura de dois reatores da usina nuclear de Oi, na região de Kansai.

EFE   
Compartilhar
Publicidade