PUBLICIDADE

Governo espanhol vê anúncio dos presos da ETA como "passo importante"

24 set 2011 - 09h16
Compartilhar

O Governo espanhol classificou neste sábado como "passo importante" e inédito o anúncio dos presos da rede terrorista ETA de aderirem ao acordo de um ano atrás de "cessar-fogo permanente, unilateral e verificável", mas o porta-voz do Governo, José Blanco, ressaltou que isso ainda não é definitivo.

Blanco falou em um ato em Madri ao ser questionado sobre o comunicado da associação que reúne presos políticos bascos que mostra sua adesão ao chamado acordo de Gernika e expressa seu "compromisso total com impulsionar o processo democrático até o final".

No comunicado, que neste sábado publica na íntegra o jornal basco "Gara", que na sexta-feira adiantou parte de seu conteúdo na versão digital, a associação de presos da ETA também defendeu seu papel como protagonista "imprescindível" na solução do chamado "conflito basco", e rejeitou benefícios penitenciários individuais.

O acordo de Gernika foi anunciado em 25 de setembro de 2010 pelos grupos da esquerda basca que pediram à organização terrorista o fim da violência.

No documento apresentado na localidade de Gernika, na província de Vizcaya (norte da Espanha), a esquerda basca reivindicou a ETA "cessar-fogo permanente, unilateral e verificável".

A organização terrorista, que procura pelas armas a independência do País Basco da Espanha, declarou cessar-fogo em 8 de janeiro.

A declaração de cessar-fogo ocorreu em um momento de progressivo enfraquecimento do grupo armado que sofreu nos últimos anos o desmantelamento sucessivo de sua cúpula, com a detenção dos chefes. Desde 2007, mais 400 pessoas já foram presas.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade