PUBLICIDADE

Ásia

Fukushima: instalados cabos para levar eletricidade aos 6 reatores

22 mar 2011 - 05h33
(atualizado às 10h27)
Compartilhar

Os operários da usina nuclear de Fukushima conseguiram nesta terça-feira estender cabos até os seis reatores da central, em um novo passo para restaurar a eletricidade em todas as unidades, informou a emissora de televisão NHK.

Nas últimas horas, os trabalhadores da Tokyo Electric Power Company (Tepco) conseguiram conectar os cabos nos reatores 3 e 4, depois que durante a madrugada os cabos foram ligados no 1, assim como acontecera previamente no 2, 5 e 6.

Antes de restaurar a eletricidade, proveniente de sistemas de alimentação externos, é preciso revisar todo o equipamento dos reatores para evitar eventuais curtos-circuitos, indicou a NHK.

Uma vez testado o material elétrico, se espera reativar a bomba de água do reator 2 e os aparelhos de medição nas salas de controle das unidades 1 a 4, segundo fontes da Tepco citadas pela NHK.

O terremoto e o posterior tsunami do dia 11 de março danificaram seriamente os sistemas de refrigeração da usina de Fukushima, o que ocasionou várias explosões e o vazamento de material radioativo.

Enquanto seguem os esforços para restabelecer a eletricidade na central, as equipes de bombeiros retomaram as operações de lançamento de água sobre o reator 3, um dos mais danificados e dos que mais preocupam os engenheiros.

Na segunda-feira pôde se observar fumaça saindo dessa unidade, o que levou à evacuação dos trabalhadores dessa área e à paralisação dos trabalhos na usina.

No entanto, a Tepco assegurou hoje que a fumaça, que ainda é detectada nesse reator e também na unidade 2, se trata possivelmente de vapor e não representa um perigo para os operários na zona, dado que os níveis de radiação não subiram de modo incomum na região.

Os reatores 1, 2 e 3 estavam em atividade no momento de terremoto, enquanto as unidades 4, 5 e 6 se encontravam em manutenção. Aparentemente, a situação está sob controle no 5 e no 6, enquanto no 4 seguem os esforços para evitar um superaquecimento, já que todo seu combustível nuclear estava na piscina de armazenamento.

Nos trabalhos para lançar água trabalham, além das Forças de Autodefesa, equipes de bombeiros de Tóquio e Osaka. O Executivo japonês insistiu nesta terça-feira que por enquanto não ampliará a área de evacuação, estabelecida em um raio de 20 kg da central, enquanto segue a advertência para que os que moram entre 20 e 30 kg da usina não saiam de suas casas e mantenham portas e janelas fechadas.

A Tepco reconheceu hoje que a radiação contaminou também a zona marítima próxima à usina nuclear, onde nesta segunda-feira foram detectados níveis de radioatividade altos.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 8,9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Carregando uma tábua, homem e cachorro andam em meio à destruição que o tsunami deixou, em Kesennuma
Carregando uma tábua, homem e cachorro andam em meio à destruição que o tsunami deixou, em Kesennuma
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade