PUBLICIDADE

Cidades

Fórum de Belém ocorre em momento ideal, diz Fernando Lugo

29 jan 2009 - 07h54
(atualizado às 07h58)
Compartilhar

Para o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, a nona edição do Fórum Social Mundial, realizada em Belém (PA), ocorre em um "momento ideal", já que a fase posterior à crise financeira internacional oferece a oportunidade para pensar em soluções para o atual período de turbulência econômica. As informações são da agência de notícias Ansa.

"Este Fórum é muito oportuno, porque se instala em um momento ideal, com crise econômica, mas também com luzes de esperança. É como uma alvorada, da qual devemos nos apropriar para construir o futuro", disse ele.

Lugo, cuja chegada a Belém é aguardada para esta quinta-feira, considerou também que a eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos representa um "evidente" sinal de mudança.

"Creio que a chegada ao poder do presidente Obama carrega uma evidente mensagem de mudança que não diz respeito somente às cúpulas do poder do país mais rico do planeta, mas também é atribuída a seu povo", explicou.

Na opinião do presidente, encontros como o Fórum Social Mundial "têm um poder notável para refrescar de humanismo os dias que vivemos, caracterizados por um profundo endeusamento do material". "Respeito muito as organizações que integram seu processo preparatório e as pessoas que vêm do mundo todo para participar", ressaltou.

Em tom descontraído, Lugo, que já esteve em edições anteriores do Fórum, lamentou que este ano terá menos tempo para acompanhar debates e apresentações, já que pela primeira vez participa do encontro como presidente.

"Eu gostaria de ter mais tempo para assistir a uma conferência do (escritor uruguaio) Eduardo Galeano ou para ver como os pensamentos e cores de pele se cruzam sem ofensas ou choques, mas terei de dedicá-lo ao meu país", explicou.

Indígenas

Ao comentar a atenção especial que esta edição do Fórum dará às populações indígenas, o presidente enfatizou, porém, que ainda existe "um muro de intolerância que nos separa das populações indígenas". "Na retórica da poesia institucional, consagram-se boas perspectivas, mas na prática essas populações seguem sendo relegadas", considerou.

O presidente disse esperar que os atuais presidentes latino-americanos tenham força suficiente para instalar um grande debate sobre o destino das nações indígenas, "para tirá-las da marginalidade e da curiosidade artesanal e reconduzi-las, minimamente, a um status que esteja em pé de igualdade com os setores dominantes".

Participam desta edição do Fórum Social Mundial, a primeira realizada na região da Amazônia, cerca de 3.000 indígenas. No Paraguai, boa parte da base política de Lugo advém de populações indígenas.

Além dele, também viajarão a Belém os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Bolívia, Evo Morales, Venezuela, Hugo Chávez, e Equador, Rafael Correa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade